quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mapa da violência fica pronto semana que vem


Hamilton Luiz da Silva


O diagnóstico sobre a violência em Suzano, feito pelo Instituto Sou da Paz, da Fundação Telefônica, será divulgado em março. A informação partiu durante reunião do projeto “Ação na Linha” e do Conselho Municipal de Segurança e Defesa Social (Comsedes) na manhã de ontem, no Distrito de Palmeiras. A data inicial para a divulgação é 5 de março. No entanto, ela pode ser alterada. Como secretários municipais serão convidados a participar, é necessário verificar as respectivas agendas. O encontro itinerante do Comsedes foi realizado na sede do Instituto Sal da Terra e contou com a presença de moradores locais.
Conforme disse secretário de Defesa Social e Prevenção à Violência, Hamilton Luiz da
Silva, a data será repassada às demais secretárias municipais, indicadas pelo Sou da Paz. Para Silva, a ocasião terá grande relevância. “Será um momento muito importante, de forma a nos unir para viabilizar as ações necessárias”, disse. Ainda não foi decidido, mas o secretário informou que há a possibilidade de que a divulgação do diagnóstico seja feita no auditório de sua secretaria, a fim de “acomodar o maior número de pessoas possíveis”.
De acordo com a assistente do “Ação na Linha”, Virginia Luz Schimdt, o mapeamento a ser apresentado sobre Suzano é generalizado quanto à violência, “reunindo dados que vão além do furto de cabos telefônicos”. Ela revelou que as informações contidas no relatório a ser apresentado ao município datam de julho a outubro de 2009.
O projeto ao qual ela é assistente é fruto de uma parceria entre o Instituto Sou da Paz, a Fundação Telefônica e o Instituto Papel Solidário. Ele reúne ações para prevenir a violência, em especial o furto de cabos telefônicos, nos municípios de Itaquaquecetuba e Suzano.

SEM DEFINIÇÃO Conforme divulgado na coluna “Lance Livre”, de ontem, o diretor de Segurança, João Batista Irente, foi exonerado do cargo que ocupava na Secretaria de Defesa Social e Prevenção à Violência. O secretário Hamilton Luiz Silva foi questionado após finalização da reunião do Comsedes sobre quem ocupará a função. “Estamos estudando com muito carinho isso, não há nada definido ainda”, disse. Silva frisou que não existe possibilidade de Irente retornar à secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário