terça-feira, 8 de junho de 2010

1ª caminhada contra violência sexual em Itaquá


Assim como em diversas partes do Pais, 18 de maio, Dia Nacional de Luta Pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, não passou em branco em Itaquá.
O Grupo Articulador do Pq Marengo (GA Marengo)da Plataforma dos Centros Urbanos realizou na manhã de ontem a 1ª caminhada com o objetivo de conscientizar a sociedade para o enfrentamento de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
"É uma iniciativa fantástica, infelismente necessária", disse o ex-deputado Carlos Neder-PT.
Mais que necessária, só entre 2008 e 2009 foram 231 casos denunciados, porem, acredita-se que a violência seja maior, pois muitos não denunciam.
Por volta das 9:30, a caminhada partiu da EM Santino Hayashi Amano,no Jd Santa Rita, seguindo para o Pq Souza Campos, onde percorreu algumas ruas e retornou ao Jd Santa Rita, e depois o Pq Res Marengo, onde a cada ponto de encontro aumentava o numero de participantes, como no ponto de encontro em frente a EE Profª Dulce Maria Sampaio, UBS Marengo, Escola Lápis de Cor, EM Clarinda da Conceição, EM Alceu Magalhães Coutinho, encerrando na Sociedade Amigos do Pq Marengo-SAMAR.
Faixas, cartazes, bandeirolas, um grupo de adolescentes com máscaras preta, simbolizando os casos não denunciados, apresentações musicais por adolescentes da comunidade na concentração final e a distribuição de pipoca e refrigerante, mas, para a criançada o que chamou a atenção mesmo foi o Educadinho, mascote da Secretaria Municipal de Educação.
Grande numero de moradores, estudantes, professores,lideranças locais e autoridades participaram da caminhada. Eis alguns: Rolgaciano Fernandes Almeida - Vereador-PSDC, Maria José Verginio - presidente do Conseg, Joelson Miranda - vice-presidente do Conseg, José Queirós - presidente da SAMAR, Maildes Ferreira de Holanda - presidente Conselho Tutelar e integrante do GA Marengo, Lourdes Bortotti - coordenadora da Casa Criança Esperança Nossa Senhora do Monte Bérico e integrante do GA Marengo, Virginia Schimit - do Instituto Sou da Paz, Marcia Penha de Siqueira - representante da Secretaria de Promoção Social, Lais Suelen Timoteo - representante da Secretaria de Meio Ambiente e Marina Della Vedova, secretária de educação, entre outros. "Essa caminhada é muito importante para a população, é uma forma de conscientizar o povo. Com essa união conseguiremos manter segura as crianças e adolescentes não só da contra a exploração sexual, mas contra qualquer forma de violência", disse Marina Vedova.
Por ser uma terça-feira e dia útil, muitas pessoas não puderam participar em razão de estarem trabalhando, esse é o caso Joselito Almeida, integrante da SAMAR e do GA Marengo. "Esperamos que seja desnecessário a realização de outra caminhada, que não haja mais violência, e se houver que seja denunciado e o culpado punido", declarou Joselito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário