domingo, 5 de junho de 2011

1º Encontro de Blogueiros do Alto Tietê é realizado com sucesso

Apesar do frio,  mais de 150 pessoas sairam de suas casas para  participar o 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, realizado no Centro Cultural Taiguara, em Poá, no dia 04 de junho de 2011. Durante o evento que durou o dia todo foram apresentadas palestras de jornalistas como Paulo Henrique Amorim,  Aparecido Lima,  Leonardo Sakamoto e Cesar de Oliveira, do ativista social Eduardo Guimarães, do advogado Rodrigo Sérvulo, do deputado federal Ivan Valente, da blogueira Ana Maria Coelho,  entre outros.


"Nosso objetivo foi reunir blogueiros da região e de outros Estados para que haja uma integração e se discuta questões relacionadas à liberdade de Imprensa e de expressão na Internet", destacou um dos organizadores do encontro, Jair Pedrosa. Segundo ele, 194  pessoas se inscreveram para as palestras e mesas de debate.
O primeiro palestrante, Paulo Henrique Amorim contou um pouco da história do 1º Encontro Nacional de Blogueiros, realizado no ano passado, em São Paulo,  e convidou todos à participar do
2º Encontro que será realizado em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de junho.
Já Eduardo Guimarães, autor do Blog da Cidadania (http://www.blogcidadania.com.br/), destacou que esse tipo de plataforma faz parte de um universo que está mudando radicalmente o mundo. "Trata-se do primeiro meio de comunicação alternativo capaz de atingir grandes contingentes. O blog viabilizou o processo que desarticulou o sistema de comunicação anterior, que era composto apenas por rádio, televisão e jornal", comentou.Segundo ele, é importante que se discuta a existência das redes sociais, porque elas dão voz para a população. "Essa é primeira vez na história da humanidade que se tem possibilidade de todos os cidadãos falarem da mesma forma. Basta ter acesso à Internet e saber o que dizer". Guimarães ressaltou ainda que na televisão as notícias podem chegar mais rápido, mas no universo virtual ela é mais contínua. "A notícia circula e pode ser acessada para sempre", completou.
O jornalista Leonardo Sakamoto, com comentários ácidos e bastante pessimista, fez críticas aos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, alegando que deram continuidade ao mesmo modelo dos governos militares, resultando no desmatamento da Amazônia e mais mortes em conflitos.
Ivan Valente comentou da aprovação do Código Florestal pela Câmara dos Deputados, um desastre para as gerações futuras, e destacou a necessidade da sociedade se mobilizar mais para defender seus interesses,
e que a internet é uma ferramenta muito importante.

No fim do Encontro, os blogueiros aprovaram um documento e dicidiram se organizar em Movimento dos Blogueiros, e continuar na luta de maneira mais articulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário