sexta-feira, 24 de junho de 2011

Elói Pietá faz palestra em Itaquaquecetuba‏


O ex-prefeito de Guarulhos e atual secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, Elói Pietá, realizou na última quinta (09 dejunho) uma palestra obre reforma política na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Itaquaquecetuba, evento que foi prestigiado por lideranças de vários partidos da cidade.

O tema da palestra foi a reforma política que deve trazer várias mudanças nos mecanismos eleitorais nos próximos anos. O petista afirmou que não se pode garantir que todas as mudanças que ele citou serão concretizadas, mas ele observa que que aualmente existe "uma conjuntura favorável" à reforma em Brasília.

Apesar do frio, um público significativo compareceu ao evento. A maioria era formada por lideranças e militâncias partidárias. Estavam presentes representantes do PT local, do PCdoB, PDT, PP, PSL e PV.

Elói Pietá atacou sem rodeios o financiamento de campanhas eleitorais por grandes empreas e apresentou a proposta petista de financiamento público. "Quem financia as campanhas são as empreiteiras, as fornedoras dos governos, os grandes bancos, as grandes mineradoras. E isso não acontece apenas a nível federal, mas também nas disputas estaduais e até nas grandes capitais como em São Paulo", disse.

"E voçês acham que eles são financiadores da política porque estão imbuídos de espírito público, ou de uma generosidade excepcional com o Brasil?", questionou.

O secretário-geral do PT ponderou que financiadores privados só existem porque as campanhas estão cada vez mais caras. Ele usou Itaquaquecetuba como exemplo: apenas quem tiver recursos financeiros será capaz de se comunicar com o quase 200 mil eleitores da cidade. "Não dá pra usar um carro de som para falar com 200 mil eleitores", emendou.

Elói Pietá afirmou que em todo país as concorrências públicas para serviços e fornecimento de materiais aos governos acaba servindo como moeda de troca entre financiadores e políticos eleitos.

O ex-prefeito de Guarulhos enfatizou que o financiamento público exclusivo das campanhas eleitotais não é uma invenção petista, mas já existe em dezenas de paises como forma de evitar que só quem tenha dinheiro próprio ou de empresas seja capaz de fazer uma campanha de bom nível em termos de comunicação.

Pietá contou que os partidos estão interessados em operar a mudança no sistema eleitoral. "Existe uma conjuntura favorável à reforma, muitos partidos estão apoiando essa mudança", comentou. As mudanças começariam a valer em 2014 quando haverá nova eleição presidencial (deputados e senadores). Após detalhar como funcionaria o novo sistema eleitoral, o petista apresentou argumentos para quem critica a mudança porque se opõe ao uso de dinheiro público para fins eleitorais. Ele sugeriu que isso já acontece hoje de forma não-oficial e para beneficiar apena grandes empresas com contratos governamentais.

"Tem gente que reclama: ´é o povo que vai pagar´. Mas quem é que paga as campanhas, no fim das contas? O dinheiro que a empreiteira aplica na campanha vem de algum lugar, certo? Será que vem do custo das obras públicas? Eu acredito que existe um segreto e desagradável financiamento público indireto da campanhas eleitorais, que favorece corrupção e aumento dos custos do poder público", argumentou.

Participaram do encontro no Sindicato dos Metalúrgicos de Itaquaquecetuba Valdir Coelho (PSB), Adriana da Costa (PP), Oscar Cabrera (PCdoC), José Reis (PDT), Maria Dávila (PSL) e o deputado estadual Luiz Moura (PT).

Eles foram recebidos pelo líder dos metalúrgicos, Magrão, e parabenizaram o petista pelos esclarecimentos sobre a reforma política.

Todos prestaram muita atenção quando o secretário-geral do PT falou sobre a possibilidade de segundo turno em Itaquaquecetuba. "É uma das maiores dúvidas das lideranças: teremos ou não segundo turno? Eu penso que todo presidente de partido, todo militante nesse encontro tem essa preocupação consigo", destacou.

Em seguida, sugeriu que os partidos façam um esforço interno para empreender uma campanha de filiação no sentido de garantir o segundo turno. "Fica o convite a todos o representantes partidários que desenvolvam suas campanhas de filiação, pois é muito importante que haja um segundo turno em termos de discussão de idéias e colocação mais clara de projetos e posições sobre o candidatos", encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário