quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caminhada no Marengo reúne 200 pessoas em combate à violência sexual‏

 

Aproximadamente 200 pessoas reuniram-se ontem (18 de maio de 2010) de manhã durante a 2ª Caminhada pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes por ruas do Parque Residencial Marengo, em Itaquaquecetuba. A iniciativa, promovida pelo segundo ano consecutivo, pelo Grupo Articulador do Marengo teve o objetivo de alertar os jovens a denunciar e a procurar ajuda em órgãos competentes da cidade quando forem submetidos a esse tipo de crime.


Uma das integrantes do Grupo, Maildes Ferreira de Holanda, destacou que o bairro foi escolhido por ter “um índice muito grande de casos” envolvendo violência contra menores. Somente em 2010, 392 casos do tipo teriam sido registrados na cidade.

“Por isso que, mais do que alertar, essa manifestação quer levar proteção por meio da informação para as crianças e adolescentes de forma que eles saibam onde podem procurar auxílio. Esse tipo de violência é um crime”, frisou.

Presente também na caminhada, a secretária municipal de Educação, Vera Garcia, observou que a iniciativa é “muito válida”. “O município não poderia deixar de apoiar um importante evento como este. De fato, precisamos ficar atentos e os jovens mais ainda”.

Munidos de camisetas brancas e bexigas de mesma cor, crianças, adolescentes e adultos participaram do evento com ajuda de um carro de som.

O deputado estadual Simão Pedro (PT) também participou da manifestação. "Fiquei sensibilizado e fiz questão de participar. A violência contra crianças é um crime que deve ser denunciado. As pessoas que são vítimas acham que este é um problema doméstico e que vai envergonhar a família, mas não é assim", argumentou. O evento contou com a participação também do Magrão, vice presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itaquaquecetuba, Andreia Silva de Oliveira, vice diretora da Escola Municipal Alceu Magalhães Coutinho, Joelson Miranda e Maria José Vergínio, presidente e vice presidente do Conseg Itaquaquecetuba, respectativamente, Natal Rocha, do Movimento Nossa Itaquá,  Guedes, da Associação de Moradores da Vila da Paz, Edson Moura, assessor da deputada federal Janete Pietá (PT), José Nogueira, o Zezão, assessor do deputado federal Paulo Teixeira (PT), José Henrique Genésio, presidente do CONSABI, Lourdes Bortotti e Raimundo Paixão, presidente e vice da Associação Espaço Criança e Adolescente - AECA, respectativamente, Zenilda Guimarães Padeiro, a Zeni, presidente da Sociedade Amigos do Pq Marengo - SAMAR,  Lourdes Simplício, coordenadora da Casa Criança Esperança Nossa Senhora do Monte Bérico,  José Martins Barbosa, o Zé Corintiano, presidente do Fórum do Córrego Três Pontes, Sérgio Miranda, presidente do PHS de Poá e César Diniz Souza, o Cesinha da Associação, que faz trabalho social em vários bairros de Itaquaquecetuba



A Guarda Civil Municipal (GCM) assegurou a passagem dos manifestantes pelas ruas do Parque Residencial Marengo.



A caminhada é promovida todo o dia 18 de maio, em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi neste dia, na década de 70, que a criança Araceli Cabrera Crespo, de Vitória (Espírito Santo), desapareceu da escola onde estudava. A garota foi encontrada morta com suspeitas de ter sido violentada por usuários de drogas. Apesar dos desdobramentos do caso, o crime jamais foi resolvido.

2 comentários:

  1. Parabéns aos moradores do Marengo, ao Joselito e a todo que participaram deste Importante Protesto.

    ResponderExcluir
  2. parabens por esse trabalho maravilhoso, que tem ajudado a melhorar nossa cidade, principalmente ao candidato Cesinha da associação que ajuda muito nossa cidade e quem precisa.

    ResponderExcluir